Sem procissão, carreata e cortejo vão homenagear Nossa Senhora Aparecida - Front catolico

Sem procissão, carreata e cortejo vão homenagear Nossa Senhora Aparecida


 



Sem as tradicionais procissões, as igrejas que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida preparam carreatas para homenagear a padroeira do Brasil.
Com duas paróquias em Campo Grande e uma em Bandeirantes dedicadas à santa, a pandemia exige novas formas de ação e as paróquias se preparam dentro das normas de biossegurança para receber os fieis.



Das festividades mais tradicionais no 12 de outubro, havia as da Paróquia Nossa Senhora da Concedição Aparecida em Bandeirantes. Grupos saíam da Capital rumo ao município a pé, à cavalo e de moto nos anos anteriores. Este ano, as comemorações vão se concentrar apenas na cidade.



O pároco Irineu Vieira Lima acredita que de 100 a 150 veículos devem fazer parte da carreata, programada para percorrer o município ao fim da missa das 8 horas. A tradicional romaria, que completou ano passado sua 42ª edição, foi interrompida este ano com a pandemia.


“Não vai ter procissão, nem moto, nem cavalgada”, enumerou o padre, enfatizando que mesmo assim, sente a população em sua cidade mais devota, apesar das limitações impostas.
“Percebo que até aumentou a participação. Acredito que com o o calor, o tempo seco e a pandemia afloraram mais a fé, pelo menos aqui em Bandeirantes”, avalia.


Quem também vê maiores ações de fé é o pároco Paulo Roberto Haiber Vaccari, da Igreja Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas. “Sinto as pessoas mais desejosas de rezar em comunidade”, sustenta. Lá, haverá missa às 8 horas e às 19h30, com cortejo com imagem da santa, em carro aberto, após a celebração da manhã.


Segundo o padre, o cortejo não vai mobilizar pessoas à pé nem de carro, sendo apenas com o pároco passando pelas ruas do bairro no entorno da igreja.



Na comemoração mais intensa, a paróquia Nossa Senhora Aparecida na Vila Planalto, em Campo Grande, terá três missas amanhã, às 8 horas, às 11 horas e às 19 horas. Carreata começa às 15h30, com concentração na Praça do Papa e vai percorrer as quatro comunidades que fazem parte da paróquia, localizadas na mesma região.


Área da paróquia em Bandeirantes lotada no ano passado. (Foto: Arquivo)

Em anos anteriores, as procissões reuniam pelo menos 500 pessoas. O pároco Jair da Conceição Máximo informa que a missa de encerramento, às 19 horas, será com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.


Demais igrejas -
No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a missa solene será às 19h. Haverá entrada da réplica da imagem original, doada pelo Santuário Nacional de Aparecida. A santa será colocada no altar e a bandeira do Brasil também estará hasteada.


Na Paróquia São João Bosco, o dia de Nossa Senhora Aparecida será comemorado com duas missas. A primeira será às 7h e a segunda às 19h.



Na Paróquia Senhor Bom Jesus, no Bairro Tiradentes, haverá missa às 9h com a coroação de Nossa Senhora pelas crianças da catequese. Na celebração das 18h haverá encenação do Milagre do escravo Zacarias. Depois, quermesse com venda de pastel e refrigerante.



>Já na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Marabá, a programação começará às 8h com o terço e, às 8h30, haverá missa. No final do dia, a comemoração inclui a coroação de Nossa Senhora às 18h e cortejo com a imagem coroada às 18h30 - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS


>
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.