Paróquia católica cria banheiro móvel para moradores de rua tomarem banho - Front catolico

Paróquia católica cria banheiro móvel para moradores de rua tomarem banho



Paróquia Nossa Senhora do Brasil, do São Deocleciano, cria "banheiro móvel" para fornecer banho gratuito a moradores de rua. Atualmente, Rio Preto tem 738 pessoas em situação de rua


Padre Ernesto Oliveira Rosa, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, do São Deocleciano, mostra o trailer adaptado para se tornar um "banheiro móvel".

Padre Ernesto Oliveira Rosa, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, do São Deocleciano, mostra o trailer adaptado para se tornar um "banheiro móvel".
Fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, do São Deocleciano, construíram um trailer com dois banheiros para oferecer banhos quentes, de graça, a moradores de rua da região central de Rio Preto.
O padre Ernesto Oliveira Rosa, 48 anos, afirma que a ideia é "estrear" os chuveiros em 6 de dezembro deste ano e atender até 40 pessoas por dia.

Rio Preto tem hoje 738 pessoas em situação de rua, segundo a Secretaria de Assistência Social. Destas, 464 são chamadas de "flutuantes", que vêm de outras cidades e ficam pelas ruas de Rio Preto. As outras 274 são consideradas moradoras de rua.
O trailer custou R$ 12 mil e já está montado no salão paroquial do São Deocleciano. Na carroceria, vai a inscrição "Banho Solidário Nossa Senhora do Brasil". Também tem escrita uma frase da Santa Teresa de Calcutá: "O que eu faço é apenas uma gota de água, mas sem ela o oceano seria menor", religiosa que dedicou a vida aos pobres.

O trailer ficará estacionado inicialmente em uma praça, no cruzamento entre as avenidas Philadelpho Manoel Gouveia Neto e Lino José de Seixas, próximo ao Palácio das Águas, segundo o padre. O serviço gratuito será oferecido três vezes por semana, com dias ainda a serem definidos - um desses dias será o sábado.
Os dois banheiros do trailer são separados. Serão fornecidas toalhas e sabonete gratuitamente, mas os banhos terão duração máxima de 10 minutos. O tempo leva em conta a capacidade da caixa de água acoplada ao trailer.
"Para evitar que a água usada no banho fique empoçada, colocamos uma tubulação de plástico flexível com comprimento suficiente para chegar até o bueiro mais próximo, onde será feito o escoamento", explica o padre.

História de auxílio

A paróquia do São Deocleciano já ajuda há anos os moradores de rua por meio da Pastoral da População em Situação de Rua, mas segundo o padre Ernesto faz tempo que os mendigos manifestavam a dificuldade de encontrar locais que permitissem que eles tomassem banhos.

"Todo último domingo do mês, a gente alugava um ônibus, trazia os irmãos moradores de rua até aqui para paróquia, para tomar banho, cortar cabelo, roupas e oferecemos alimentação. Mas, ultimamente, vinham até moradores aqui na casa paroquial solicitar permissão para tomar banho. Diante desta demanda, passei a pensar numa forma de ajudá-los mais ainda", diz o padre.
A ideia veio quando o sacerdote assistiu à experiência de fiéis de uma paróquia de Salvador, Bahia, que ofereciam o banho gratuito em um trailer. "Imediatamente descobri quem tinha montado o trailer e pedi para fazer um igual para nossa paróquia. A pessoa explicou que não compensava enviar para Rio Preto. Mandou gratuitamente as plantas e fizemos aqui, com ajuda de doações de fiéis e parceiros da paróquia", explica o padre.

'Gostam de andar limpos'

Militante há 20 anos da Pastoral Diocesana da População em Situação de Rua, irmã Terezinha achou "sensacional" o trailer criado pelos fiéis. "Ao contrário do que muitos pensam, os moradores de rua gostam de andar limpos. Como não têm onde tomar banho quente, eles se lavam nos locais onde encontram torneiras públicas. Água fria mesmo, mas ninguém gosta de ficar sujo", diz a religiosa.

Irmã Terezinha acredita que o padre Ernesto tenha se inspirado no Papa Francisco, que sempre que pode abre espaço no Vaticano para que os moradores de rua possam tomar banho e jantar com eles. "Isso me faz lembrar um trecho do evangelho de Mateus, 'porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes", finaliza a religiosa

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.