O Papa diz que nunca vai eliminar o celibato dos padres - Front catolico

O Papa diz que nunca vai eliminar o celibato dos padres






O Papa Francisco garantiu que nunca autorizará o celibato opcional, embora tenha deixado aberta a porta para conceder a ordenação sacerdotal aos homens casados ​​em lugares escondidos, durante a conferência de imprensa realizada em sua viagem de volta do Panamá após a celebração da Jornada Mundial da Juventude. a juventude. "Pessoalmente, acredito que o celibato é um presente para a Igreja e eu não concordo em permitir o celibato opcional", disse ele. "Eu não farei isso, isso é claro, talvez eu tenha uma mentalidade fechada, mas não sinto vontade de me colocar diante de Deus com essa decisão", acrescentou.
Em sua conversa com jornalistas, o pontífice assegurou que não vai mais longe do que dar uma permissão geral para os padres se casarem. Mas ele se referiu à possibilidade, atualmente em estudo, de que os chamados "viri probati", homens casados ​​e maduros, de fé comprovada, só podem ser ordenados em lugares muito distantes, como as ilhas do Pacífico ou da Amazônia, onde faltam padres.


Francisco reiterou em várias ocasiões a sua oposição "ao celibato opcional diante do diaconado" e por isso citou a frase de São Paulo VI: "prefiro dar a minha vida antes de mudar a lei do celibato". Ele explicou que há um livro interessante em que um teólogo diz que "a Igreja faz a Eucaristia, e a Eucaristia faz a Igreja" e que há lugares onde a comunidade católica está nas mãos apenas de diáconos, irmãs religiosas ou leigos.


Neste volume, explicou o Papa, fala-se que o sacerdócio só poderia ser concedido aos casados ​​para celebrar a missa, o sacramento da reconciliação ou a unção dos enfermos e que isso "poderia ser interessante". Francisco explicou também que, em sua opinião, os jovens se distanciam da Igreja "por falta de testemunho dos cristãos, dos sacerdotes, dos bispos" e brincou que não poderia dizer "também dos papas".
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.