Preso escolheu a Eucaristia como ultima refeição antes de ser executado - Front catolico

Preso escolheu a Eucaristia como ultima refeição antes de ser executado




 n/d

Algumas das palavras mais felizes em qualquer idioma são: “Vamos comer!” Comer é algo que fazemos para permanecer vivos. Também é algo que fazemos para ficarmos juntos. É por isso que as pessoas não escolhem comer sozinhas. Sentimos que, se vamos alimentar o corpo, devemos alimentar a alma também. A comida na mesa faz o primeiro. Quem está na mesa realiza o segundo. E, se tivéssemos que escolher entre eles, a maioria de nós sofreria comida ruim antes de sacrificarmos as qualidades de família e amizade.
Quão estranha, então, é a última refeição de um condenado condenado. Por que nutrir um corpo que tão cedo será destruído? Por que gastar os últimos momentos de degustação de favoritos, a menos que você realmente acredite que esses são os últimos momentos de sua existência? Que tudo acaba na morte?




Ledell Lee, recluso no Estado do Arkansas (Estados Unidos da América), foi executado no passado dia 20 de Abril. Lee foi condenado à pena de morte em 1993, depois de ter assassinado uma vizinha com extrema violência.
Podendo escolher o que queria comer na sua última refeição, antes de ser executado, o condenado escolheu receber "apenas" a Sagrada Comunhão.

 Em 20 de abril, o Estado de Arkansas executou Ledell Lee pelo horrível assassinato de Debra Reese em 1993. Embora ele e outros tenham contestado, levantando questões evidenciais importantes sobre sangue e DNA, Lee foi condenado por matar Reese durante um assalto, golpeando-a 36 vezes com uma ferramenta de pneu. Ledell Lee se juntou a Debra Reese na morte. Dois estão mortos agora. A justiça do estado não pode restaurá-la à vida.


Arkansas não executou o Sr. Lee para tornar qualquer outra pessoa mais segura, o que é provavelmente a única e extremamente rara justificativa para a pena de morte: quando é a única maneira de garantir a segurança dos outros.
Não, o Sr. Lee foi executado porque o Estado do Arkansas queria usar sua toxina de escolha, o midazolam, antes que o seu direito expirasse. Que ironia! Nós comemos para que o corpo não desapareça. Arkansas mata antes que um veneno expire.
Em vez de uma última refeição, Ledell Lee escolheu receber a Sagrada Comunhão. Isso é algo para ponderar. Ao invés de uma forragem animal final, o prisioneiro escolheu a mais parcimoniosa das refeições. Quase nenhum alimento para o corpo prestes a morrer, mas, como a última refeição de Jesus, um grande e final sustento do espírito. Levar a Santa Comunhão em face da morte é dizer que é a comunhão, e não a comida, que mais importa. Nossa comunhão com Cristo e com os seus santos.



 
 É blasfemo comparar Ledell Lee a Cristo? Um foi condenado por assassinato. O outro foi assassinado. Mas Cristo não deixa de ser Cristo em face do pecado hediondo mais do que ele fez diante da morte hedionda. Cristo ainda é - Cristo é simplesmente - misericórdia. Misericórdia, que estabelece seu banquete e convoca seus fiéis.
Sendo apenas invenções humanas, os estados podem, e muitas vezes devem, declarar que a misericórdia é gasta. Mas Cristo não pode deixar de ser ele mesmo. Ele não pode deixar de ser misericordioso. O crime de Ledell Lee pode tê-lo separado da proteção do estado, mas os pecados de Ledell Lee não podem impedir que Cristo seja o Cristo. Foram as últimas refeições de Cristo e Ledell Lee nada mais que tristes atos de rebeldia? Talvez até mesmo os amigos de Jesus pensassem assim a princípio. Mas então dois discípulos ofegantes correram para o meio deles, correndo de volta da estrada para Emaús. “Os nossos corações não ardiam enquanto ele nos falava no caminho e nos abria as Escrituras?” (Lc 24,32)

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.