Papa Francisco diz: cuidado com os cristãos que se apresentam como “perfeitos” - Front catolico

Papa Francisco diz: cuidado com os cristãos que se apresentam como “perfeitos”






Papa Francisco está sempre nos presenteando com mensagens reflexivas e de extrema importância moral. Essas mensagens nos convidam a refletir sobre nossos pensamentos e atitudes e se somos éticos e justos, conforme ensina o Evangelho.



Mesmo as pessoas que não seguem a religião católica reconhecem o grande trabalho que o Papa realiza a nível mundial, com seu incentivo à humildade, retidão, aceitação e amor. Recentemente, o líder fez um discurso em que comentou uma passagem do Evangelho de São Lucas, na qual Jesus dá uma resposta dura ao fariseu que o tratou mal por ter sentado à mesa sem ter lavado as mãos, como a Lei prescrevia. Em seu discurso, O Papa enfatiza a diferença entre o amor do povo por Jesus e o ódio dos doutores da lei, escribas, saduceus e fariseus por Ele, que constantemente o monitoravam em busca de aprisioná-lo ao menor sinal de falha. “Eram realmente um exemplo de formalidade. Mas faltava vida a eles. Eram, por assim dizer, “engomados”. Eram os rígidos. E Jesus conhecia a alma deles. Isto nos escandaliza, porque eles se escandalizavam com as coisas que Jesus fazia quando perdoava os pecados, quando curava no sábado.

Eles rasgavam as suas vestes: ‘Oh! Que escândalo! Isto não é de Deus, porque o certo é fazer assim’. Eles não se importavam com as pessoas: para eles importava a lei, as prescrições, os preceitos”. Ainda assim, Jesus aceita o convite para o jantar, porque deseja se aproximar de todos os filhos de seu pai. Quando o fariseu se mostra perplexo com a atitude do convidado de não lavar as mãos, Jesus responde:



“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”.

Sobre essa lição, o Papa comenta: “Não são palavras bonitas, não é? Jesus falava claro, não era hipócrita. Falava claro. E disse a ele: ‘Por que você olha para o exterior? Olhe para o que existe dentro’. Em outra ocasião já tinha dito a eles: ‘Vocês são sepulcros caiados’. Belo elogio, não? Belos por fora, todos perfeitos… todos perfeitos… mas, por dentro, cheios de podridão, de roubos e maldades, diz Ele. Jesus faz a distinção entre a aparência e a realidade interior. Aqueles homens são ‘os doutores das aparências’: sempre perfeitos,

mas, por dentro, o que há?”.
Depois disso, o Papa também lembra aos fiéis de outras passagens da escritura em que Jesus condena comportamentos hipócritas como esse, como a parábola do Bom Samaritano. “Jesus qualifica estas pessoas com uma palavra: ‘hipócrita!’” … “E capazes de pagar para matar ou caluniar, como se faz hoje. Hoje também se faz assim: se paga para dar más notícias, notícias que sujam os outros”.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.