Exposição de 'missais' antigos tem versões em latim e mudança de data de Nossa Senhora Aparecida - Front catolico

Exposição de 'missais' antigos tem versões em latim e mudança de data de Nossa Senhora Aparecida




Exemplar mais antigo da mostra é de 1873; além das diferentes línguas em que missa era celebrada, livros mostram mudanças de data de comemoração de Nossa Senhora Aparecida.



'Missais' antigos estão em exposição na Diocese de Piracicaba — Foto: Rosiley Lourenço/Diocese de Piracicaba
Segundo o padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral e um dos curadores da exposição, o exemplar mais antigo da mostra é de 1873 e o mais recente de 1991.
Entre os missais, estão versões em outras línguas, como o latim, de uma época em que a missa não era celebrada em português no Brasil. O Vaticano somente autorizou a celebração da missa na língua materna de cada país após o concílio realizado entre 1962 e 1965.
Outro detalhe interessante é a mudança de data em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que consta nos missais em diferentes dias para fazer a celebração.


“A data de celebração foi escolhida de forma aproximada do dia em que a imagem da santa foi encontrada. Muita gente acredita que ela foi achada no dia 12 de outubro, mas na verdade não se sabe ao certo o dia. Por isso, cada missal tem uma data de comemoração de Nossa Senhora, que reflete essa mudança”, explica Danelon.

Na exposição, cada missal ficará aberto em páginas em que a celebração faz referência à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
O padre Danelon explica ainda que os missais fazem parte do arquivo da Diocese de Piracicaba, que contém documentos antigos das paróquias que fazem parte da diocese. Esta é a primeira vez que o material do acervo fica exposto para visitação e outras mostras devem ocorrer futuramente.


Os missais podem ser vistos no Centro Diocesano de Pastoral (Cúria Diocesana), localizado na Avenida Independência, 1.146, bairro Higienópolis, em Piracicaba. A mostra fica aberta ao público até o dia 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.