Saiba qual a diferença entre rezar e orar? - Front catolico

Saiba qual a diferença entre rezar e orar?





Você reza? Você ora?
Existe diferença entre uma coisa e outra?
De maneira simples, poderíamos dizer que orar é fazer oração de maneira espontânea, rezar seria recitar alguma oração já existente e oficial. Por exemplo, existe a oração do Pai Nosso, mas eu rezo o Pai Nosso, existe a oração da Ave Maria, mas eu rezo a Ave Maria.
Mas a grande verdade é que quando rezamos nós oramos e quando oramos nós rezamos.
Se me cabe uma consideração, a melhor diz respeito à valorização que precisamos ter dos pequenos momentos de encontro com Deus.


Será que temos criado momentos de oração. Temos feito de cada momento de nossa vida uma oportunidade para deixar que Deus se aproxime de nós?
Nosso trabalho cotidiano, nosso estudo, nossa vida doméstica, o convívio com os nossos pode se tornar esse momento favorável de escuta do que Deus quer e espera de nós.
Cada momento de nossa vida pode se tornar um momento de oração, cada momento de nossa vida pode ser uma oportunidade para que aprendamos a rezar.
Não há desculpa para não rezar, Deus é o Senhor do tempo, breves momentos de escuta e silencia para ouvi-Lo vale imensamente mais que nosso ativismo cotidiano, que nossa correria e medo do silêncio: vivemos conectados, estamos sempre on line, sempre ouvindo músicas, com a TV ligada. Nunca paramos.
Por que não fazemos silêncio?


Pensar um pouco sobre o que em minha vida pode ser diferente a partir de minha decisão diária é desafiador e exige compromisso, talvez estejamos fugindo de compromissos com Deus,
com as pessoas, e o pior de tudo, queremos fugir de compromissos com a gente mesmo. Quem não sabe ouvir a Deus, dificilmente ouvirá os outros, dificilmente ouvirá a si mesmo.
Que Deus nos ensine a rezar e faça de nossa vida uma oração para que possamos escutá-Lo.
Deus abençoe você.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.