O que significado as siglas JHS, INRI, XP e ICTYS da Igreja Católica? - Front catolico

O que significado as siglas JHS, INRI, XP e ICTYS da Igreja Católica?








Vou começar explicando rapidamente o que significa quatro siglas que aparecem o tempo todo: JHS, INRI, XP e ICTYS.


1. JHS
Já sei o que você pensou: “Significa Jesus Hóstia Sagrada”. Sim e não. Aqui no Brasil, temos essa tradição de dizer que significa “Jesus Hóstia Sagrada” (o que não está errado, pois Jesus é a Hóstia Sagrada). Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”.
“JHS: Monograma de Cristo que significa “Iesus* Hominun Salvator” (Jesus Salvador dos Homens), e não Jesus Homem Salvador como alguns erroneamente traduzem. Este monograma de Cristo corresponde as tres primeras letras de “Ihsus” que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). Grego esse no qual foram escritos os evangelhos de Marcos e Lucas.
O “J” em paleografia corresponde ao pronúncia do “I” na antiguidade, da mesma forma que o “V” era empregado como “U””.

2. INRI
inri
Escrita normalmente em crucifixos, a sigla INRI significa “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” ou “Jesus de Nazaré Rei dos Judeus”.
Segundo o Evangelho de São João, Pilatos teria feito redigir o texto em latim, grego (Ἰησοῦς ὁ Ναζωραῖος ὁ Bασιλεὺς τῶν Ἰουδαίων) e hebraico (ישוע הנצרת מלך היהודים).
3. XP:

Não, eu não estou falando do Microsoft Windows XP. Essa sigla aparece muito no dia a dia do católico, em paramentos, em casulas e até na Sagrada Eucaristia. Ela significa “Cristo” pois as letras gregas XP (Chi-Rho) são as primeiras duas letras de Χριστός, Cristo.
O monograma citado acima foi criado pelo imperador Constantino para simbolizar o Cristianismo.
4. ICTYS:



Essa nós não convivemos muito, mas é bem importante. O símbolo acima era utilizados pelos primeiros cristãos para que eles pudessem se identificar de uma forma discreta, pois sofriam inúmeras perseguições na época. Então a palavra grega ICTYS (peixe) passa a ser a sigla de “Iesus Christus Theou Yicus Soter”, ou Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

Por Sheila Lima do Blog Doce Sonho AladoUniverso Católico, Wikipedia
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.