A Virgem Maria morreu? Padre Fortea responde - Front catolico

A Virgem Maria morreu? Padre Fortea responde

Solenidade da Assunção:



Cidade do México, 15 Ago. 18 / 12:00 pm (ACI).- No marco da celebração da Solenidade da Assunção, muitos fiéis se perguntam se Santa Maria faleceu ou não antes de ser levada ao céu. O famoso teólogo espanhol José Antonio Fortea responde a esta inquietude.
Em sua constituição apostólica ‘Munificentissimus Deus’, o Papa Pio XII definiu ex cathedra o dogma da Assunção de Santa Maria.
Nesse documento, o Papa assegurou que "a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".
"Se alguém, o que Deus não permita, ousar, voluntariamente, negar ou pôr em dúvida esta nossa definição, saiba que naufraga na fé divina e católica", acrescentou.
Entretanto, o documento pontifício não especifica se Santa Maria morreu.
Em declarações ao Grupo ACI, Pe. Fortea explicou que a ambiguidade na constituição apostólica "não foi coincidência, foi expressamente desejada".


O dogma da fé, sublinhou, "é somente a Assunção".
O sacerdote espanhol, doutor em Teologia, recordou que na história da Igreja "havia fundamentalmente duas tradições" sobre os últimos dias de Santa Maria na terra.
Por um lado, disse, os cristãos orientais "falavam da dormição da Virgem Maria. No Ocidente, não havia tanto essa tradição no princípio. Algumas pessoas afirmavam que ela havia dormido. Outros não, diziam que ela havia morrido".
"Como não havia unanimidade nesse tema e o que os dogmas expressam é a fé", disse, no final, "optaram por deixá-lo de maneira ambígua".
"A Igreja não se opôs às pessoas que disseram uma coisa nem às que disseram outra, sem chegar nunca a esclarecer o tema", sublinhou.
O Papa Pio XII, diante da disputa teológica, "optou por usar um termo ambíguo"
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.