CONHEÇA OS 4 PECADOS QUE BRADAM AO CÉU - Front catolico

CONHEÇA OS 4 PECADOS QUE BRADAM AO CÉU





Os pecados que bradam aos Céus por vingança são: homicídio intencionalsodomiaopressão dos pobresprivar os trabalhadores dos seu salários. Esta categoria de quatro pecados graves não é a classe dos pecados mais graves porque nenhum deles se opõe directamente a Deus. Mas são pecados que provocam a ira de Deus, de uma forma que não atribuímos a Sua Divina ira contra muitos outros pecados, e porque a Sagrada Escritura fala deles como uma classe à parte e como um clamor pela vingança de Deus.

Nos quatro pecados acima mencionados, a ofensa é directamente feita contra a natureza e contra os instintos naturais e, assim, contra a ordem que Deus teve tanto cuidado para estabelecer no mundo.



Deste modo, o homicídio intencional é directamente oposto à soberania de Deus, o único mestre da vida. A sodomia é uma perversão do verdadeiro instinto sexual, feito para perpetuar a raça. A opressão dos pobresextingue o arraigado sentimento de piedade no coração humano. Privar os trabalhadores dos seus salários é oposto ao instinto social que salvaguarda a propriedade dos membros do corpo político. 



É óbvio que este pecados levam à destruição da raça humana. Encontram-se claras advertências na Sagrada Escritura que colocam estes quatro pecados numa classe à parte e para serem considerados crimes hediondos. Por exemplo: “a voz do sangue do teu irmão clama por Mim da Terra”; “o clamor de Sodoma e de Gomorra é multiplicado e o pecado deles tornou-se excessivamente grave”; “Eu vi a aflição do meu povo no Egipto e ouvi o choro deles devido ao rigor dos seus exploradores”; “eis que os vossos trabalhadores, que ceifaram os vossos campos e que por fraude lhes foram tirados por vós, clamaram; e o clamor deles foi ouvido pelo Senhor dos Sabbaoth” (Gen. 4, 10; 18, 20; 19, 13; Exod. 3, 7; Deut. 24, 14; Tg. 5,4).

Henry Davis SJ in Moral e Teologia Pastoral

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Footer

Tecnologia do Blogger.